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A vinda da Amazon Prime ao Brasil causa queda nas ações de varejista

A vinda da Amazon Prime ao Brasil causa queda nas ações de varejista.

Após o anúncio da Amazon, o índice Ibovespa registrou quedas que chegaram a quase 5% nas ações de grandes varejistas!


No dia 10 de setembro de 2019, a Amazon anunciou a chegada do Amazon Prime ao Brasil. O serviço que é oferecido é de que além de entregas gratuitas para todo o país, um pacote com outros diversos serviços ao custo de R$ 9,90 por mês.

Com esse acontecimento, no mesmo dia, as ações de grandes varejistas fecharam com queda no Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira.

De acordo com o Dr. Jonatas Lucena, Advogado Especialista em Direito Digital e que acompanha do dia a dia das empresas que investem em tecnologia, a Amazon foi criada por Jeff Bezos em 1994, quando a internet ainda não havia se popularizado. "Prevendo os avanços que poderiam acontecer na rede, o executivo resolveu criar um novo modelo de negócio: vendas e distribuição online de livros." Explica Jonatas.

Atualmente a Amazon comercializa produtos diversos, incluindo brinquedos, eletrônicos, vestuários e acessórios. Além disso, a gigante do varejo online oferece serviços, como a Amazon Web Services (serviços de armazenamento em nuvem), Amazon Prime (streaming) e Alexa (assistente virtual).

De acordo com a companhia, seu principal valor é conhecer as necessidades de seus consumidores. A Amazon também prega pela velocidade e inovação, fatores que contribuíram para a formação de uma cultura organizacional focada no cliente. Atualmente a Amazon está entre as empresas mais valiosas do mundo.

A Amazon chegou ao Brasil em 2012, quando vendia apenas livros eletrônicos. Em 2014, a empresa de Jeff Bezos expandiu seus negócios em solo brasileiro, adicionando a venda de livros físicos. Mas foi somente em 2017 que a Amazon deixou de comercializar exclusivamente livros e ampliou os negócios. Hoje é possível encontrar na Amazon Brasil produtos de inúmeras categorias.

As ações de empresas como Magazine Luiza, B2W (Submarino, Americanas.com e Shoptime), Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio) e Lojas Americanas despencaram 4,79%, 4,83%, 3,28% e 3,2%, respectivamente. O Ibovespa terminou o dia registrando queda de 0,14% aos 103.031,50 pontos.

"E com a chegada do Amazon Prime ao Brasil, analistas do BTG Pactual, banco de investimentos brasileiro, afirmaram que esse é mais um passo da gigante do e-commerceem seu processo de expansão no país." Diz o Advogado Especialista em Crimes Digitais. Fazendo com que, esse movimento pode gerar com que grandes varejistas, como B2W e Magazine Luiza, sejam pressionados no curto prazo.

Apesar de reconhecerem o papel e a força global que a Amazon representa dentro do comércio mundial, os analistas do banco ressaltaram que os varejistas locais estão investindo cada vez mais no aumento de tráfego e na variedade de produtos disponíveis em suas lojas, além de um melhor nível de serviço.

Eles destacaram que esses são os "três pilares fundamentais para se ter sucesso no e-commerce brasileiro, e os fazem com que estejam mais bem preparados para a consolidação do mercado local."

* A Amazon Prime no Brasil:

O Brasil é o 19º país em que a varejista passa a oferecer o Prime. O serviço é um combo de vantagens para os consumidores de produtos da empresa. Estão inclusos na assinatura, acesso a músicas pelo Prime Music, assinatura do Twitch Prime, séries e filmes por streaming via Prime Video, além de frete grátis na entrega de produtos vendidos pela Amazon.

A assinatura estará disponível em duas versões: plano mensal e anual. No plano mensal, o consumidor paga R$ 9,90 por mês para ter acesso a todas as vantagens. No plano anual, o consumidor tem um desconto de 10% na assinatura, pagando R$ 89.

Um valor bastante competitivo – e mais barato que os oferecidos nos Estados Unidos, apesar de algumas diferenças no pacote. Por lá, os norte-americanos pagam US$ 12,99 por mês (aproximadamente R$ 53). No plano anual, o valor é de US$ 119 (aproximadamente R$ 488).

Então, a Amazon Prime chega ao Brasil por R$ 9,90 com frete grátis, Prime Video e mais. Os assinantes do serviço de streaming migrarão automaticamente e passarão a pagar menos. Também podendo ter acesso a livros, músicas e games de graça em oferta agressiva para dominar o varejo online

O serviço custando apenas R$ 9,90 mensais (ou R$ 89,00 na assinatura anual, um desconto de 25%) com diferentes opções, o que inclui no pacote, além de frete grátis para todas as categorias de produtos vendidos e entregues pela Amazon, as assinaturas do Prime Video, Prime Music, Prime Reading e Twitch Prime traz para as outras redes uma quebra.

Além de que, a empresa busca a liberação de uso grátis por 30 dias como teste. Concluindo: A oferta é agressiva.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o valor do Prime é consideravelmente mais salgado, em US$ 12,99 mensais ou US$ 119 no pacote anual (R$ 53 e R$ 487, na conversão direta). Para divulgação da novidade, todo o site, a partir de hoje, tem sinalizações para divulgar a novidade aos clientes. Também haverá propaganda em outros meios para capturar pessoas que não utilizem a Amazon.com.br.

A empresa não revela a meta financeira para a assinatura no mercado nacional, mas novidade tem potencial de aumentar significativamente a base de clientes fiéis se seguir os rumos de outros mercados.

"Segundo pesquisas feitas em 2018, o cliente Prime nos Estados Unidos gasta, em média, US$ 1.400 no e-commerce ao ano, enquanto não-membros gastam algo em torno de US$ 600." O que é consideravelmente alto no ramo da tecnologia, aponta o Advogado Especialista em Direito Digital.

O Country Manager, Alex Szapiro, não revela a receita para praticar preços tão agressivos na Amazon no Brasil. E também, nem dá o braço a torcer quanto ao potencial de conversão dos clientes fidelizados. “Claro que [o cliente Prime] acaba consumindo mais, mas nosso objetivo é dar um serviço que ele sente que vale mais do que ele paga”, disse ao InfoMoney.

O frete é grátis sem compra mínima!

O serviço Prime garante entrega grátis com prazos a partir de dois dias para todo o Brasil. A data limite de entrega varia de acordo com o CEP: nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro, por exemplo, o padrão será de até dois dias, mas a empresa atende do Oiapoque ao Chuí com padrões diferentes conforme a possibilidade de entrega a partir de seus centros de distribuição. Não há valor mínimo de compra para garantir a isenção da taxa entrega - clientes comuns precisam gastar R$ 149 para ter esse benefício.

Os itens que se enquadram são aqueles vendidos e entregues pela Amazon (1P) – atualmente, cerca de 20 mil. Já existem projetos pilotos com parceiros do marketplace para incluir novos itens nessa cesta. Tudo o que pode ser comprado sem frente estará devidamente sinalizado na navegação do site.

Como ocorre nos outros países em que a Amazon já opera o Prime, os clientes com assinatura terão acesso a promoções exclusivas, não acessíveis fora da área logada. Não foi confirmado se o Prime Day dos EUA, uma espécie de Black Friday para clientes fiéis da Amazon, será replicado no mercado nacional, mas o porta-voz afirma que tudo está em estudo.


* O Prime Video baixa de preço:

Como a conta do Prime Video no Brasil custa R$ 14,90 para usuários antigos, todos os assinantes brasileiros verão uma queda na mensalidade para R$ 9,90 e automaticamente se tornarão clientes Amazon Prime. Aqueles que ainda usufruem da oferta de R$ 7,90, cobrada nos primeiros seis meses de assinatura, podem optar por fazer o upgrade para o Amazon Prime completo neste momento ou aguardar.

Além dessa assinatura casada, a Amazon Brasil anunciou maiores investimentos no Prime Video, incluindo a produção de originais no país. O primeiro título divulgado foi Tudo ou Nada: Seleção Brasileira. Todo o conteúdo do Prime Video pode ser baixado para acesso offline – diferentemente da Netflix, por exemplo, que seleciona parte do acervo para download.

* O Prime Music:

Junto com o Prime, a Amazon anunciou a estreia do Prime Music no mercado nacional. Não se trata de acesso a todas as músicas disponíveis na Amazon para compra, mas sim a um acervo de mais de duas milhões de faixas sem anúncios.

O serviço se assemelha ao que é oferecido pelo Spotify Premium, com possibilidade de downloads de faixas e playlists personalizadas, mas com acervo mais enxuto. para ter acesso ao portfólio completo, com mais de 50 milhões de músicas será necessário assinar o Amazon Music Unlimited.

* O Prime Reading:

Diferente do Kindle Unlimited, o Prime Reading tem uma lista pré-selecionada de livros que podem ser baixados sem custo pelos clientes Amazon Prime. Além de livros, estarão disponíveis revistas da Editora Abril como Veja e Cláudia. Todo o conteúdo de leitura disponível para clientes prime estará devidamente sinalizado, com o price tag de R$ 0.00. Segundo Szapiro, essa lista é atualizada de tempos em tempos.

* E o Twitch Prime:

Para os gamers, a Amazon lança uma seleção de jogos de graça na plataforma Twitch, um streaming de games. Também serão disponibilizados “loots” para títulos como Apex Legends, Grand Theft Auto Online e Call of Duty: Black Ops 4. Por fim, os assinantes terão direito a uma assinatura por mês em um canal do Twitch.

Vale lembrar que a Amazon não tem um chamado SuperApp. Cada um desses serviços é acessível através de uma plataforma própria, mas utilizando os mesmos dados de login.

Mas no entanto, para o Advogado Especialista em Direito Tecnológico, ele diz: "O desafio da empresa vai ser, no primeiro momento, apresentar ao consumidor tantas plataformas diferentes dentro de uma mesma assinatura, o que é algo que o brasileiro não está lá muito acostumado." Completa o Dr. Jonatas Lucena.