Lucena e Milani Sociedade de Advogados

Menu

A evolução dos smartphones e a segurança digital

A evolução dos smartphones e a segurança digital

Toda vez que uma pessoa cita um celular, você já imagina um aparelho muito tecnológico, repleto de funções e com touchscreen. Contudo, os telefones móveis nem sempre foram assim. Antes, ele possuía um único objetivo: realizar ligações. Com porte grande, chegaram até mesmo a serem carinhosamente apelidados de “tijolão” pelos seus usuários que, normalmente, eram de uma classe social mais elevada.

A história dos telefones móveis se iniciou há mais de quarenta anos, com o Motorola DynaTAC. Foi através desse aparelho que um engenheiro realizou a primeira ligação feita por um celular. Apesar de este modelo ser muito importante para a história dessa tecnologia, ele não foi comercializado, mas se tornou um marco: a partir daí, uma corrida por tecnologia e praticidade se formou e ajudou a moldar o mundo como conhecemos hoje!

A linha do tempo dos telefones celulares

Em 1983, o primeiro celular chegou aos mercados. Produzido pela Motorola, ele era grande e pesado: com quase 800 gramas, tinha 33 centímetros de altura! A sua tela, embora fosse de LED, exibia apenas uma linha de texto e sua bateria durava uma hora. Hoje em dia, achamos isto um absurdo. Porém, para a época, este aparelho foi considerado uma inovação tecnológica!

Seis anos depois, a era dos flips foi instaurada! Menor e mais leve, o MicroTAC 9800X trouxe mais uma novidade: a sua parte frontal contava com uma tampa que abria e fechava sobre o teclado. A sua proposta pretendia oferecer maior praticidade. Em 1994, o IBM Simon, primeiro smartphone do mundo, foi criado! Embora hoje seja muito normal possuirmos telas sensíveis ao toque, essa característica foi considerada uma revolução. Na época, todavia, o público não ficou convencido e logo foi retirado do mercado.

Em 2001, os telefones já possuíam um tamanho menor e eram mais práticos de serem carregados e, nesse mesmo ano, as câmeras fotográficas foram instaladas neste equipamento. 2007 e 2008 foram anos muito importantes para esse universo: a Apple e o Android, respectivamente, foram criados e dominaram o mercado, apresentando funções inovadoras e tornando os celulares muito mais do que um equipamento para realizar ligações telefônicas.

Cuidados ao navegar na internet

Os smartphones possibilitam que nós fiquemos constantemente conectados à internet. Podemos acompanhar notícias, conversar com amigos e familiares, e até mesmo assistir vídeos e séries. Todavia, devemos ficar muito atentos a todos os sites que acessamos para que a nossa segurança não seja colocada em risco!

Os crimes virtuais se tornaram cada vez mais comuns e, por isso, é importante investir mais na sua segurança digital, instalando antivírus e acessando apenas sites e aplicativos confiáveis. Caso você se depare com páginas suspeitas, nunca informe seus dados pessoais, pois eles podem ser usados contra você!

A série Mr. Robot, por exemplo, explora esse universo dos cibercrimes e cibersegurança de maneira excelente. Ao mostrar como hackers e crackers podem influenciar nas nossas vidas, nos faz prestar mais atenção à nossa segurança digital, procurando medidas que tornem todos os nossos aparelhos mais protegidos.